''As empresas de comércio exterior ao redor do planeta mensalmente descartam containers por diversos motivos, e pensando na possibilidade de reaproveitamento destas caixas de aço, alguns arquitetos decidiram transformá-las em moradia. O aço é um excelente condutor de calor e para transformá-lo em uma residência são necessárias algumas reformas, tais como, corte e soldagem do aço, além de forrar com garrafas PET que servem como um bom isolante térmico. O aço do container deve ser jateado com abrasivo e repintado com tinta não tôxica antes de transformá-lo em moradia.A tecnologia modular permite que a construção tenha os custos reduzidos em mais da metade em relação às construções tradicionais, além de reduzirem o tempo de espera para conseguir uma casa, e utilizarem materiais inteiramente sustentáveis. Inglaterra, Holanda, México, Estados Unidos, Japão e inclusive o Brasil utilizam os containers como moradias.''
Fonte: Marisa Diniz
Mas a grande duvida: é bonito? É simplesmente fantástico!!
*01 – Natureza:
Prevê exposição ao sol e chuva por grandes períodos, os containers têm grande durabilidade. Eles são mais fáceis de transportar, se comparados aos diversos materiais usados tradicionalmente nas construções de alvenaria e madeira.
*02 – Tempo e dinheiro:
A rapidez é impressionante! Empresas especializadas dizem demorar cerca de 60 dias para entregar uma casa. E segundo pesquisas, por menos R$ 100 mil, você já pode investir na sua casa container, incluindo todo o paisagismo, a decoração interna, externa e os móveis. Também há um sistema de esgoto ecológico, com água filtrada antes de cair na rede e com chance de reaproveitamento.
*03 – Planta da casa:
Lado a lado, um sobre o outro ou combinando essas duas composições, permitindo flexibilidade nos projetos, podendo até ganhar a forma de sobrados e pequenos prédios.
*04 – A decoração:
Pode ter várias divisórias de ambientes, de madeira, dry wall e até alvenaria. As portas e janelas podem ter tamanhos variados, de acordo com cada projeto, sendo feitas de recortes na própria “lata”. Portas de correr ajudam no melhor aproveitamento dos espaços internos. Por fora, a aparência pode ser mais rústica, com revestimento de madeira de demolição, ou apenas, com tratamento de limpeza sobre a superfície de metal.
Fonte: SOS Solteiros








