Como guardar dinheiro?


Assim que comecei a trabalhar, ter meu dinheiro e minhas coisas, ouvi de várias pessoas: 'Guarde dinheiro!' Como se fosse uma coisa fácil, né?! Mas ninguém chegou e disse: 'Olha infelizmente precisamos nos privar de algumas coisas, ou deixar umas de lados pra conseguir outras de maior prioridade.' Na verdade, pode até ser que alguém me disse, mas como uma brasileira de sangue, deixei sempre pra depois e depois. E agora eu me pergunto: Como guardar dinheiro? Pra comprar, pra emergência, pra viajar, pra realizar sonhos...
Nada vem fácil (e se vier fácil, vai embora rápido), então o negocio é correr atrás.

De 21 dicas do site Economia/Uol, tirei algumas onde preciso focar (talvez não seja o mesmo caso que o seu, por isso, se precisar clique no nome do site e veja todas as dicas).

1. Tenha objetivos
Isso dá foco e disciplina. O ideal é definir três sonhos com prazos diferentes de cada vez: um de curto prazo (até um ano), um de médio prazo (de um a dez anos) e um de longo prazo (acima de dez anos). O sonho pode ser o de liquidar as dívidas, comprar um carro novo, a casa própria ou atingir a independência financeira.
*Sabendo que sonhos de longo prazo, é aquele mais difícil de focar. Melhor começar pelo de curto prazo.

3. Poupe primeiro
O valor a ser poupado deve ser guardado assim que receber o salário ou qualquer outra receita. Nunca deixe a poupança para o fim, porque o risco de gastar tudo é grande.
*Esse vale a pena tentar, afim como diz Jorge Aragão: "Dinheiro na mão é vendaval".

4. Evite compras por impulso
Antes de comprar pergunte sempre: estou comprando por necessidade real ou movido por outro sentimento, como carência ou baixa autoestima? Se não comprar isso hoje, o que acontecerá? Tenho dinheiro para comprar à vista? Se comprar a prazo, terei o valor das parcelas?
*Mulheres consumistas. Preciso de um tratamento Facebook Grumpy Smiley

5. Pesquise sempre e compre à vista
Tudo que se compra em prestações se paga mais caro. Quem pesquisa o melhor preço paga menos e aumenta a chance de comprar à vista e obter desconto.
*Vale esperar até o produto estar na promoção.

7. Guarde ao menos 10% do que ganha
Para construir a independência financeira, deve-se guardar 10% do que ganha. Com o tempo, pode-se partir para um plano de previdência privada para complementar o INSS.
*Parece não ser tão difícil. Se estiver com o orçamento apertado, comece com 5%.

8. Cuidado com o cartão de crédito
O limite do cartão de crédito deve ser de, no máximo, metade da sua renda. Evite ter mais de um cartão de crédito. Se for usar, tenha certeza de ter o dinheiro para pagar toda a fatura.
*O pior do cartão de credito, é que não sentimos dó, porque vamos pagar depois. Esconder o cartão, é uma boa ideia. 

9. A tentação do cartão de débito
O cartão de débito é prático, mas perigoso. Cuidado para não gastar demais. Uma dica é anotar todos os gastos e deixar junto com o cartão o valor que já gastou no mês. E prefira usar dinheiro, que sempre dói mais tirar do bolso.
*Verdade! Passar debito não te faz perceber o quanto está gastando. Melhor sacar a quantia que pode gastar, e deixar o cartão em casa.

11. Use a liquidação a seu favor
Liquidação boa de aproveitar é aquele de fim da estação: comprar roupas de inverno no verão e vice-versa. Depois do Natal, também há liquidações de estoques. Cuidado, porém, para não comprar o que não precisa.
*E evitar de comprar em datas comemorativas, os valores sempre estão em alta, e depois o mesmo produto por até 80% de desconto.

12. Prefira comer em casa
Comer fora de casa representa um gasto mensal maior do que o próprio gasto com as compras de alimento para casa. Restrinja as saídas a ocasiões especiais. No dia a dia, prefira levar comida de casa.
*Fazer em casa, gasta menos dinheiro e o prazer de comer é maior.

21. Lazer de graça (ou baratinho)
Há muitas opções de lazer gratuito em toda parte. Parques, concertos, teatro, bibliotecas, museus... Clientes de empresas conseguem pagar meia entrada em vários lugares ou ter bons descontos. Aproveite!
*Quando a rotina de ficar em casa, cansar. Vale a pena um passeio light.

Outra dica, que vi uma vez num site (do qual não me lembro), é anotar ou imprimir uma foto do seu objetivo, e deixar num lugar onde você vai olhar TODOS OS DIAS, assim consegue manter o pensamento para juntar dinheiro.

**O post é especial para mim. Preciso seguir as dicas para atingir meus objetivos. Porém, ficarei feliz se algum leitor também seguir as dicas. Um conselho é sempre bom! Facebook Wink Smiley**

Nenhum comentário:

Postar um comentário