Lugares para ir no Inverno


Domingo, dia 21 de Junho, começa a melhor estação do ano. 
E sem o blá blá blá com as melhores coisas para fazer nessa época. Que na verdade, esse tempo só da vontade de ficar deitado, sem fazer nada, nada, nada!

Mas claro, se der coragem de sair de casa, vale a pena conhecer alguns lugares. Encontrei no site Trilhas Aventuras, 5 destinos perto de São Paulo: (quem sabe, não consigo ir em um desses, né amor!)


01. Estância Climática de Santo Antônio do Pinhal

Localizada no coração da Serra da Mantiqueira, Santo Antônio do Pinhal é um ótimo destino para ser conhecido e explorado por seus visitantes. Está localizada a apenas 170 km de Sampa e é vizinha das “badaladas” Monte Verde e Campos do Jordão.
Pra quem procura um pouco mais de aventura e contato com a natureza, uma boa pedida é subir o Pico Agudo para ver os praticantes de vôo livre e também apreciar a vista de 360°. Do alto de seus 1700m é possível observar a enorme Pedra do Baú, e em dias claros, avistar desde São José dos Campos até Aparecida do Norte. Outro ponto que oferece uma bela vista da região é o mirante Nossa Senhora Auxiliadora que fica no trevo de acesso à cidade, além do Morro do Cruzeiro localizado no centro. É lá inclusive, o ponto de partida para a Trilha das Cruzes, a mais conhecida e procurada pelos caminhantes e mochileiros.
Santo Antônio do Pinhal pode ser também uma boa alternativa de hospedagem para quem pretende visitar Campos do Jordão mas não deseja gastar muito.

Dica: Aproveite para fazer o passeio de trem entre Santo Antônio do Pinhal, são 19 km de trilhos que ligam as duas cidades. Durante o percurso acontecem algumas paradas em pontos turísticos interessantes.

02. Monte Verde

Localizada no sul de Minas Gerais, vizinha de Santo Antônio do Pinhal, e com um “arzinho europeu”, este destino promete tornar sua viagem inesquecível! Se quiser abusar do cartão de crédito, provar um delicioso chocolate com pimenta, alugar um chalé um tanto quanto charmoso, degustar algumas delícias dos restaurantes espalhados pela avenida principal ou até mesmo patinar na pista de gelo, sinta-se à vontade. 
Os picos de MV já são bem conhecidos e visitá-los pode se encaixar perfeitamente no seu final de semana, por exemplo. Mirante, Pedra Redonda, Chapéu do Bispo e Pedra Partida são os pontos mais visitados,
principalmente no inverno. Com uma altitude média de 2.000m, estes picos atraem terráqueos de todos o lugares. O acesso para eles é fácil (apenas uma subidinha básica) sempre partindo da Avenida principal. As trilhas são boa parte auto-guiadas e bem sinalizadas. Já quem procura mais emoção, pode fazer a trilha até o Pico do Selado que fica um pouco mais distante do que os outros. A vista lá do alto de seus quase 2.100m é algo difícil de traduzir em palavras. Mesmo mostrando em fotos, não tem como transmitir toda a sensação de chegar até o topo e curtir o momento.

03. Estância Turística de Campos do Jordão

Destino tradicional e muito conhecido pelos turistas, também com “ares de Europa” principalmente pela arquitetura da cidade, Campos do Jordão oferece muito mais do que geralmente aparece na TV. É conhecida como a “Suíça Brasileira”. 
O Parque Estadual de Campos do Jordão fica a apenas 13 km da Vila Capivari, e é uma das maiores reservas de araucárias de São Paulo. Mais conhecido como Horto, nele existem diversas opções de trilhas para caminhantes e bikers.             O Píco do Itapeva com mais de 2.000m de altitude permite uma ampla visão do Vale do Paraíba e é um dos cumes mais procurados pelos montanhistas. O Morro do Elefante e o Parque dos Lagos são outros locais bem interessantes para quem quer aventura e contato com a natureza.

Dica: Não deixe de visitar uma das mais antigas opções de passeio da cidade: a Gruta dos Crioulos. É uma pedra bem grande, com aproximadamente 30m de altura, meio côncava, arredondada e chata. 

04. Estância de Atibaia

Bastante conhecida pela Festa do Morango, ou ainda chamada por alguns de Cidade das Flores, Atibaia está recheada de atrativos, como o Parque das Águas, o Museu Ferroviário, o Parque Municipal da Grota Funda, museus, um observatório, o apiário, e tantos outros locais e acontecimentos para ver, visitar, conhecer. E fica a menos de 70 km de São Paulo. Mas com certeza um dos pontos mais procurados da cidade é a famosa Pedra Grande!
Esse grande rochedo bem ali na Serra do Itapentiga é o ponto de encontro de todos os tipos de malucos: trilheiros, campistas, montanhistas, aventureiros em geral, praticantes de vôo livre, amantes da natureza, etc. 
Com quase 1500m de altitude e uma superfície de aproximadamente 200.000m², a Grande Pedra é o ponto mais alto do município e fica em área de preservação ambiental. Lá do alto é possível avistar pelo menos seis municípios (Bragança Paulista, Piracaia, Nazaré, Bom Jesus dos Perdões, Jundiaí e São Paulo). Vale a pena encarar uma das trilhas disponíveis. Uma subida de aproximadamente 3 km e muito contato com a natureza.

05. Vila de Paranapiacaba

No limite entre o Planalto Paulista e a Serra do Mar, está localizada a Vila de Paranapiacaba, subdistrito de Santo André, em uma região de grande potencial ecológico. Considerado um dos 100 monumentos mais importantes do mundo pela World Monuments Fund, suas matas integram a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica reconhecida pela UNESCO.
Existem muitas opções de trilhas para se fazer por lá, das mais difíceis até as mais tranquilas. A grande maioria da região de mata faz parte do Parque Municipal Nascentes de Paranapiacaba e para se realizar alguma trilha é necessário (e de certa forma, importante) o acompanhamento dos guias credenciados. A Trilha do Mirante é a mais procurada pois além do contato com a fauna e flora durante a caminhada, como o próprio nome já diz, tem um mirante, que em momentos de tempo aberto é possível se avistar o mar.

Dica: Vale a pena visitar o Museu Tecnológico Ferroviário (ou Museu Funicular). É uma pequena viagem no tempo, onde se tem a oportunidade de visitar e conhecer o antigo pátio de manobras dos trens, oficinas, vagões, locomotivas, o funcionamento dos sistemas funiculares, além de vários outros itens do sistema ferroviário que faz parte da história do Brasil.

Mel Facebook Heart Symbol

Nenhum comentário:

Postar um comentário